Infância
A Psicologia da Infância é uma área que se debruça sobre a criança e o seu desenvolvimento. É uma área bastante vasta que abrange a faixa etária desde o nascimento (ou até desde a gestação) até adolescência.
Nesta área o Psicólogo possui profundos e sólidos conhecimentos sobre as fases de desenvolvimento da criança, sendo assim o psicólogo, através da observação e interacção com a criança, pode perceber se o seu desenvolvimento se está a processar dentro da normalidade, ou pelo contrário está lentificado ou acelerado.
Desta forma, existe determinadas dificuldades que podem ser apresentadas pelas crianças e por isso devem ser seguidas com atenção por uma psicólogo:
- Problemas Emocionais;
- Tristeza, apatia, indiferença (depressão infantil);
- Problemas relacionados com a alimentação;
- Problemas relacionados com o controle dos esfíncteres;
- Problemas de sono—insónias e pesadelos;
- Problemas de Ansiedade de Separação;
- Problemas de Comportamento e Indisciplina;
- Problemas Auto-estima, Confiança e Autonomia;
- Dificuldades de Aprendizagem;
- Perturbações do Desenvolvimento;
Avaliação Psicologica
A avaliação psicológica tem em vista determinar o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas. A aplicação de uma bateria de provas psicológicas como complemento da entrevista, fornece ao técnico uma linha de base, condição essencial não só para a avaliação da necessidade de intervenção, como ainda para a definição da natureza da mesma nos casos em que se verifique necessário.
Avaliações Prestadas
- Avaliação Psicológica Global
- Avaliação Global do Desenvolvimento das crianças do 0 aos 5 anos
- Avaliação da Ansiedade da Criança
- Avaliação da Depressão na Criança
- Avaliação de Crianças Sobredotadas
- Avaliação da prontidão para a entrada no 1º ciclo (antecipação escolar)
- Despiste da de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção
- Despiste do insucesso escolar: Dificuldades de Aprendizagem
Intervenção Precoce
Consiste na prestação de serviços, dirigidos à criança e à família, com o objectivo central de reduzir os efeitos dos factores de risco ou da deficiência no desenvolvimento da criança. Desta forma, a Intervenção Precoce pode ser considerada como melhorativa, quando remediea um problema ou preventiva quando evita a sua ocorrencia ou reduz os seus efeitos.
Esta intervenção destina-se a crianças em idade pré-escolar destina-se a crianças pré-escolares, queapresentem alterações no seu desenvolvimento psicomotor ou se encontrem em situaçõesde alto risco para os vir a ter. Uma criança está em risco, quando está exposta a situações de natureza biológica ou ambiental, que podem interferir com o normal desenvolvimento.
Apoio Psicopedagogico
Consiste no acompanhamento individualizado da criança intervindo nas suas dificuldades específicas (memória, percepção, pensamento lógico-matemático, atenção, concentração, psicomotricidade, etc.) de forma a estimular e desenvolver as suas capacidades e superar ou minimizar dificuldades específicas.
Este é um suporte essencial para o treino e reeducação de crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura (dislexia), do cálculo (discalculia) ou da escrita (disgrafia, disortografia).
Este é um suporte essencial para o treino e reeducação de crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura (dislexia), do cálculo (discalculia) ou da escrita (disgrafia, disortografia).
Este serviço esta disponivel:
- ao domicílio
- em gabinete.
Orientação Vocacional (Escolar e Profissional)
Muitas vezes é dificil perspectivar com clareza os desejos e ambições profissionais, mas mais difícil ainda será decidires agora, o que queres ser amanhã.
Os processos de Orientação Escolar e Profissional realizados nas escolas são muitas vezes massificados e não respeitam as tuas diferenças individuais. Aqui, dou-te a possibilidade de fazeres uma reflexão cuidadosa sobre a tua vida profissional futura.
- Orientação Vocacional do 9º ano;
- Orientação Escolar e Profissional do 12º ano e frequência universitária.
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