domingo, 2 de janeiro de 2011

Serviços Prestados

Infância

A Psicologia da Infância é uma área que se debruça sobre a criança e o seu desenvolvimento. É uma área bastante vasta que abrange a faixa etária desde o nascimento (ou até desde a gestação) até adolescência.  
Nesta área o Psicólogo possui profundos e sólidos conhecimentos sobre as fases de desenvolvimento da criança, sendo assim o psicólogo, através da observação e interacção com a criança, pode perceber se o seu desenvolvimento se está a processar dentro da normalidade, ou pelo contrário está lentificado ou acelerado.
Desta forma, existe determinadas dificuldades que podem ser apresentadas pelas crianças e por isso devem ser seguidas com atenção por uma psicólogo:

  • Problemas Emocionais;
  • Tristeza, apatia, indiferença (depressão infantil);
  • Problemas relacionados com a alimentação;
  • Problemas relacionados com o controle dos esfíncteres;
  • Problemas de sono—insónias e pesadelos;
  • Problemas de Ansiedade de Separação;
  • Problemas de Comportamento e Indisciplina;
  • Problemas Auto-estima, Confiança e Autonomia;
  • Dificuldades de Aprendizagem;
  • Perturbações do Desenvolvimento;
Avaliação Psicologica
A avaliação psicológica tem em vista determinar o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas. A aplicação de uma bateria de provas psicológicas como complemento da entrevista, fornece ao técnico uma linha de base, condição essencial não só para a avaliação da necessidade de intervenção, como ainda para a definição da natureza da mesma nos casos em que se verifique necessário. 
Avaliações Prestadas
  • Avaliação Psicológica Global
  • Avaliação Global do Desenvolvimento das crianças do 0 aos 5 anos
  • Avaliação da Ansiedade da Criança
  • Avaliação da Depressão na Criança
  • Avaliação de Crianças Sobredotadas
  • Avaliação da prontidão para a entrada no 1º ciclo (antecipação escolar)
  • Despiste da de Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção
  • Despiste do insucesso escolar: Dificuldades de Aprendizagem


Intervenção Precoce

Consiste na prestação de serviços, dirigidos à criança e à família, com o objectivo central de reduzir os efeitos dos factores de risco ou da deficiência no desenvolvimento da criança. Desta forma, a Intervenção Precoce pode ser considerada como melhorativa, quando remediea um problema ou preventiva quando evita a sua ocorrencia ou reduz os seus efeitos.

Esta intervenção destina-se a crianças em idade pré-escolar destina-se a crianças pré-escolares, queapresentem alterações no seu desenvolvimento psicomotor ou se encontrem em situaçõesde alto risco para os vir a ter. Uma criança está em risco, quando está exposta a situações de natureza biológica ou ambiental, que podem interferir com o normal desenvolvimento.


Apoio Psicopedagogico

Consiste no acompanhamento individualizado da criança intervindo nas suas dificuldades específicas (memória, percepção, pensamento lógico-matemático, atenção, concentração, psicomotricidade, etc.) de forma a estimular e desenvolver as suas capacidades e superar ou minimizar dificuldades específicas.
Este é um suporte essencial para o treino e reeducação de crianças com dificuldades específicas na aprendizagem da leitura (dislexia), do cálculo (discalculia) ou da escrita (disgrafia, disortografia).


Este serviço esta disponivel:
  • ao domicílio
  • em gabinete.

Orientação Vocacional (Escolar e Profissional)

Muitas vezes é dificil perspectivar com clareza os desejos e ambições profissionais,  mas mais difícil ainda será decidires agora, o que queres ser amanhã. 
Os processos de Orientação Escolar e Profissional realizados nas escolas são muitas vezes massificados e não respeitam as tuas diferenças individuais. Aqui, dou-te a possibilidade de fazeres uma reflexão cuidadosa sobre a tua vida profissional futura. 
  • Orientação Vocacional do 9º ano;
  • Orientação Escolar e Profissional do 12º ano e frequência universitária.



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